A gente nas redes

Qual a Filosofia que Guia os seus Passos? Cristã ou Yorùbá?

 

Será que a nossa visão sobre a vida corresponde com que os Orixás tentam nos ensinar através de sua filosofia?

 

Será que você está conversando com o seu Orixá de uma forma que ele possa lhe atender?

 

Este texto é o segundo de uma série. Caso você esteja lendo este primeiro eu o aconselho a começar por  AQUI. Te garanto que vai fazer bem mais sentido.

 

Viver Orixá tem me mostrado que a vida não é uma luta do bem contra o mal, e muito menos que é o primeiro da fila no barracão, assim como também não é saber fazer vários tipos de ebó e Oogun. Isso é muito pouco, quase nada. A vida é uma luta contra os nossos próprios limites e um jogo de ação e reação.

 

Será que você sabe disso, ou apenas diz que sabe? Vamos fazer um pequeno ensaio e tentar descobrir.

 

Antes de você iniciar este teste, vamos deixar algumas coisas bem combinadas entre nós, certo?

 

O resultado que remete às pessoas que tem pensamentos iorubá, foram baseadas dentro de ensinamentos da minha família, que pertence a Religião Tradicional Yorùbá, que não é a mesma coisa que o Candomblé.

 

Trata-se de um questionário simples, bem simples, que não foi apoiado em pesquisas acadêmicas, mas que foi feito no o intuito de nos fazer refletir acerca da nossa visão perante a vida, dentro da Filosofia e do ensinamento Iorubá. Nem de longe trata-se de um diagnóstico ou de uma verdade absoluta.

 

Ciente disso, podemos começar. :)

 

TESTE

 

Você encara a vida com pensamentos baseados na Filosofia Cristã ou Yorùbá ? Anote todas as suas respostas, no final temos um resultado.

 

 

01. Você está em um trabalho que não gosta e que não se sente feliz, independentemente do salário. O que você faz?
 

a) Reza todos os dias para o seu Orixá ou para Ogum, que é o Orixá do trabalho, lhe trazer um novo emprego.
 

b) Vai até o(a) seu(ua) Sacerdote(isa) pede um jogo de búzios para saber qual ebó deve ser feito para esta situação, pois quer resolvê-la logo.
 

c) Nada. A vida é assim mesmo, não se poder ter tudo.
 

d) Não vai reclamar. Vai agradecer o trabalho que  tem, mas vai se movimentar para conseguir algo que esteja mais perto do que deseja.

 

 

02. Qual a finalidade de fazer oferendas para os Orixás?
 

a) Alimentar e fortificar as energias deles.
 

b) Uma troca de energias.
 

c) Uma obrigação que todos os iniciados tem, que pode gerar sérias consequências caso não sejam feitas.
 

d) Trata-se de um agrado aos Orixás, como forma de fortalecimento do nosso axé pessoal.

 

 

03. Qual Orixá é o mais importante e atuante na vida dos seres humanos?
 

a) O Orixá de cabeça das pessoa.
 

b) Ori.
 

c) Todos os Orixás são importantes.
 

d) Todas as respostas anteriores.

 

 

04. O que é Prosperidade?
 

a) É ter evolução espiritual ao longo da vida.
 

b) É ter uma vida de muitos frutos, em que se colhe com felicidade o que foi plantado, incluindo progresso pessoal, familiar, material, profissional e espiritual.
 

c) É ter progresso financeiro e poder desfrutar dele em vida.
 

d) É receber a benção dos Orixás em todos os campos da vida.


 

05. Qual é o seu pensamento sobre SEXO?
 

a) É algo natural dos seres humanos. A reprodução está ligada a alguns Orixás que é um dos conceitos de prosperidade.
 

b) Pode ofender alguns Orixás. Se quisermos estar em harmonia com o Orixá, precisamos ter cautela.
 

c) É um momento de intimidade e trocas energéticas.
 

d) Se você praticar em dias ou momentos específicos, que são proibidos por alguns Orixás, pode ser castigado.

 

 

06. De que forma somos merecedores do Dinheiro?

 

a) Devemos ser merecedores em nossas atitudes com o próximo e termos um bom coração.


b) Precisamos estar em harmonia e entender a energia do dinheiro.


c) Através de sacrifícios pessoais e muita devoção. De muitas noites sem dormir em obrigações para Orixá, mas para algumas pessoas nem com muito ebó.


d) Sendo um praticante do culto a Ori e  devoto de Ogum, Ajê e Exú, ou seja, com trabalho, estudo, primor nos afazeres, foco, disciplina, paciência, organização e boas escolhas.

 

 

07. Quem DETERMINA o nosso destino?
 

a) Orunmilá é o Deus que cuida do nosso destino e trata para que tenhamos uma boa vida.

 

b) Eledunmare/Deus.

 

c) Ori (a nossa cabeça). Nós somos os protagonistas de nossas vidas. Ter um bom destino é fruto de esforço, dedicação, bom caráter e saber lidar/vencer os nossos inimigos interiores.

 

d) Há uma série de questões que devem ser levadas em conta, mas precisamos saber que o destino não é imutável.

 

 

08. O que significa Ewó/Eewó/Tabu/Quizila?
 

a) São elementos ou atitudes incompatíveis com com a nossa energia.
 

b) Equivale ao pecado. Se você não cumpre ou quebra, você será cobrado pelo Orixá.

 

c) Equivale ao pecado. Se você não cumpre ou quebra o Orixá pode lhe abençoar como também poderá lhe ajudar em suas conquistas.
 

d) Não é uma proibição. Trata-se de uma recomendação que tem como objetivo preservar o axé, ou seja, a energia vital do devoto. O único Orixá que nos cobra pela quebra de um Ewó/Tabu/Quizila é Ori.

 

09. O que é Destino?
 

a) É o que garante a nossa felicidade até o fim da vida.
 

b) É algo que é imutável, que não muda, pois foi Eledunmare que escolheu para a nossa vida.
 

c) É o nosso objetivo pessoal que foi escolhido por nosso próprio Ori, antes de nascermos. Pode transformar-se  e até mesmo não se concretizar de acordo com as nossas atitudes e escolhas durante a vida.
 

d) É a energia que nos acompanha desde que  nascemos, mas está suscetível ao nosso livre arbítrio.

 

 

10. Das frases a seguir sobre os nossos pais, qual a que mais representa o seu comportamento?
 

a) Amo meus pais como eles são, afinal, são meus pais.
 

b) Meus pais são as pessoas mais importantes em minha vida, afinal, fazem tudo por mim.
 

c) Independente de qualquer situação, o respeito aos nossos pais é o que há de mais importante, são nossos ancestrais. Respeito sempre. Já o amor não está no sangue, ele está na convivência e na troca de afeto.
 

d) Nossos pais estão intimamente ligados a nós energeticamente. Ao desestabilizar essa energia, estaremos desestabilizando a nós mesmos.

 

 

Com a ajuda do quadro a seguir, faça o cálculo da sua pontuação e confira logo abaixo o resultado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS

 

 

Coração Cristão - De 10 a 16 pontos

Opa! A grande parte dos seus conceitos está ligado ao que aprendemos, mesmo que inconscientemente, dentro da filosofia cristã. Este resultado não implica na sua fé e muito menos no seu amor pelos Orixás. Ele apenas indica que pode ser que você seja um devoto de Orixá que em muitas situações se sente sozinho, como se os Orixás não pudessem te ouvir. Você faz de tudo, se sacrifica muitas vezes, mas os resultados não vem. Já pensou muitas vezes inclusive em deixar de cultuar os Orixás, até mesmo por não saber se de fato você nasceu para essa vida tão sacrificante.

Esta é a hora e o momento de você buscar a compreensão e assimilar o que os Orixás, a filosofia Yorùbá e a sua religião tem  de fato a oferecer em sua vida. Aqui vai uma dica: Que tal dar uma lida nas publicações quase que diárias da página Oduduwa Templo dos Orixás no Facebook, assim como nos textos do Meu Coração Africano, com certeza você vai compreender por que foi este o seu resultado.

 

 

Caçador de Milagres - 17 a 24 pontos

O pensamento cristão é muito presente em você. Muitas vezes você acredita que basta entregar seus problemas nas mãos dos Orixás que eles vão realmente resolver para você. Claro que esta é a prova de muito amor e fé, no entanto, você pode muitas vezes se encontrar frustrado e um tanto perdido, sem saber para onde está indo. Este é o perfil da maioria dos devotos de Orixá, foi assim que nos ensinaram durante uma boa parte da história. Que tal rever suas crenças? Lembre-se que você está no comando da sua vida. Aqui vai uma dica: Que tal dar uma lida nas publicações quase que diárias da página Oduduwa Templo dos Orixás no Facebook, assim como nos textos do Meu Coração Africano, com certeza você vai compreender por que foi este o seu resultado.

 

 

Esotérico - 25 a 32 pontos

Quase lá! Não existe uma base cristã em você, ou quase não existe. Você tem uma visão baseada em energias muito próxima da filosofia Yorùbá. Este é um modo que com certeza lhe trás paz e confiança para viver. Você assume a liderança sobre a sua vida e isso permite que o papel de protagonista seja seu. Caso queira compreender um pouco mais sobre a Filosofia de vida do povo Yorùbá será uma boa caso este seja o caminho que você escolheu. Aqui vai uma dica: Que tal dar uma lida nas publicações quase que diárias da página Oduduwa Templo dos Orixás no Facebook, assim como nos textos do Meu Coração Africano, com certeza você vai compreender por que foi este o seu resultado.

 

 

Alma Yorùbá - 33 a 40 pontos
Espero que você pratique as respostas que deu aqui, pois se praticar você já é mesmo um vencedor, pois é isso que a Filosofia Iorubá acredita e ensina; que todos nós temos a capacidade de sermos feliz. Com certeza você é alguém que sabe o que quer e sabe onde está e caso ainda não saiba, com certeza está muito perto. Para ser um exemplo de devoto basta apenas por em prática o desafio de ser uma pessoa cada vez melhor, lembrando-se dos ensinamentos de cada Orixá, assim como dos nossos Ancestrais.
Parabéns você tem a Alma e o Coração Africano.

 

 

 


Caso queira conhecer o projeto de palestras com o tema: COMO INSERIR O PENSAMENTO E A FILOSOFIA IORUBÁ NAS CASAS DE CULTO AOS ORIXÁS COM TOTAL RESPEITO A PARTE LITÚRGICA. Envie um e-mail para contato.ifasola@gmail.com. A palestra pode ser feita em cidades ou em casas específicas para todos os filhos ou apenas Sacerdotes. O intuito dela é preparar todos os devotos de Orixá para compreenderem que os nossos Deuses existem para nos ensinar a sermos felizes e buscar essa força. 

 

No Facebook SIGA a nossa página com a opção VER PRIMEIRO. Assim você não perde nenhuma publicação. Você também tem a opção de assinar nossa página e ser notificado apenas quando tivermos uma publicação nova no site. Pode ficar tranquilo que não envio propaganda e nem vendo o nosso mailing.

 

 

Se você acredita que este texto fez a diferença para você e ou pode fazer a diferença para outra(s) pessoa(s), compartilhe nas suas redes sociais ou envie para essa(s) pessoa(s).

 

Ọ̀nà’ re o - (Um bom caminho para você)

 

IfáṢọlà Sówùnmí - Fernângeli Aguiar

Saiba mais sobre a autora da página AQUI.

 

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

18.04.2019

Please reload