top of page

Não permita que adoeçam o seu Orí



Diz um Oriki para Orí:


“Meu Orí por favor, lute por mim

Meu Criador por favor, lute por mim”


Perece simples né?

Mas não é.


Algumas circunstâncias e algumas pessoas nos fazem ao longo da vida fazer com que nós mesmos desacreditemos da nossa capacidade. E é impressionante como casos assim são rotineiros em consultas. Pessoas brilhantes, que possuem bons corações, boa índole, um bom caráter, mas que não conseguem prosperar porque o Orí não permite, justamente em função de crenças limitantes impostas por pais, mães, madrastas, padrastos, irmãos, namorad@s, maridos, esposas, chefes, coordenadores, sacerdotes e pessoas que de alguma forma possuem influência sobre nossas vidas.


Quando me deparo com situações assim, sempre penso naquele provérbio yorùbá que ficou bem popular que diz: “Quem vence os seus inimigos internos, não precisa temer os seus inimigos externos”.


Um quantidade significativa de pessoas que sofrem manipulação por um longo período, acabam tendo seus Orí adoecidos e perdem a capacidade de acreditarem em si. Elas não se enxergam, não se veem, não sentem a sua capacidade e se perdem de si.


Em muitas relações de poder e ou hierarquia sempre se encontra pessoas com perfis manipuladores, que podem acabar adoecendo o nosso Orí, fazendo com que não consigamos cumprir o nosso pré destino, justamente por perdermos a fé em nós, e como diz aquela frase super clichê: Se eu não acreditar em mim, ninguém irá.


Alguns vão questionar que este tema pode estar fora do contexto de Orisa, mas eu garanto que NÃO está, pois estamos falando de Orí, da sua fé em você mesmo, de aprender a colocar limites nos outros e do SEU poder de concretizar.


Entenda: Você pode fazer Orí bibo, Ibori, 30 iniciações, imule, oríire, todos os tipos de àwúre, ir na Nigéria, Benin, Togo, Serra Leoa , morar lá 20 anos... mas se o seu Orí não acreditar em você, você não vai conseguir. Algumas dessas coisas ajudam? Sim!!! Mas você primeiro precisa identificar que tem um problema e é você quem tem que lutar para resolvê-lo, seu Ori precisa saber que ele tem que lutar por você.


Ao longo da sua vida você pode ter sofrido manipulação de vários tipos e talvez não saiba, e isso pode ter tirado de você o seu poder de acreditar que você consegue.


1 - Gaslighting ou gas-lighting (definição Wikipedia) é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.


- Você não lembra? Mas me disse sim. (Sendo que você não falou nada)

- Você está desmemoriad@, precisa descansar.

- Acho que você está louc@, isso nunca aconteceu. (Mas aconteceu)


2 - Negging hoje uma técnica famosa, usada por homens comuns para seduzir mulheres que tem sucesso. No entanto sabe-se que essa técnica não se restringe apenas a esse mundo amoroso, ela pode ser aplicada em vários ambientes e relações, apesar de ser mais conhecida para o clima de sedução.


Negging vem de negar (definição Wikipedia) é um ato de manipulação emocional por meio do qual uma pessoa faz um elogio deliberado ou indireto a outra pessoa para minar sua confiança e aumentar sua necessidade de aprovação do manipulador.


Vou dar exemplos de frases e ações usadas por praticantes de Negging e outras técnicas de manipulação para que fique mais simples você compreender:

-“Você tem potencial, pena que não conheceu as pessoas certas há tempo”

- “Você tem futuro, mas vai ter que se esforçar muito para chegar no nível de fulano”.

- “Você poderia ser uma pessoa de muito sucesso se fosse mais esperta”

- “Você deve mudar bastante quando está sem maquiagem”

- Por homens em fase de flerte : Ao pegar nas mãos dela para fazer uma brincadeira e ela demonstrar intenção de se afastar, ele diz: “fique tranquila, não tenho a intenção de te agarrar”

- “Acho que se você melhorar um pouco e se esforçar, vai conseguir ser uma pessoa interessante”

- “Nossa, ainda bem que você é bonita/rica/inteligente , senão acho que teria sérias dificuldades em conseguir pretendentes”

-“Você vai conseguir chegar no seu objetivo, mas não sem mim, estou aqui para lhe ajudar”

-“Você engordou muito, será que vai conseguir voltar ao seu corpo de antes?

ALGUMAS ATITUDES COMUNS DE MANIPULADORES;


- Não elogiam seu desempenho – Mas elogiam para você pessoas que não se esforçam nem 15% o mesmo que você.

- Não importa o quanto você se esforce, você nunca será bom o suficiente.

- Você entrega uma tarefa pronta e bem executada, e a pessoa não diz: Obrigada. Apenas recebe e já muda de assunto.

- Elas se comportam como se um por favor ou um obrigada delas valesse mais do que o seu.

- Não comenta suas vitórias e se você puxa o assunto, trata com indiferença e como se fosse algo insignificante.


- Diz que você é muito importante, pode até dizer que lhe ama, mas quando el@ precisar escolher entre você e uma pessoa, por mais insignificante que seja a outra pessoa, ela sempre vai escolher a outra e dizer que foi necessário. E depois te fazer sentir-se culpado se você ao menos pensar em questionar.


O manipulador sempre é uma pessoa que tem necessidade compulsiva de criar relações de dependência, seja ela física, emocional, financeira, sacerdotal e até mesmo trabalhista, faz parte dessas técnicas quando ela faz “favores” para você e valoriza exageradamente o ato dela e sempre diminui tudo o que você faz. Os problemas dela são importantes, os seus não.


Lembre-se que essas técnica são usada por pessoas que na verdade são inseguras, como um modo de manter o controle sobre todos. Um elogio carregado de crítica e atitudes e palavras que tentam sempre te fazer acreditar, que você jamais será bom o suficiente e que precisa da aprovação daquela pessoa ou da benção para conseguir algo na vida, criando uma situação de dependência, onde você sempre será o culpado por tudo.



Há dezenas de tipos de manipulação, mas os manipuladores sempre inspiram medo para depois inspirar o alívio, sempre fazem com que você se sinta culpado, fazem-se de vítima quando perdem os argumentos, usam uma lógica distorcida com palavras coloquiais e cultas na mesma frase para te confundir e você não conseguir compreender o que eles estão dizendo e no final a pessoa concordar com medo de estar sendo ignorante. Eles jamais quebram esse personagem e não importa a situação. Mentirosos e infiéis, fazem isso há tanto tempo que não percebem mais.



Se alguém descobre o personagem del@, logo trata de manipular todas as outras pessoas daquele círculo social para que todos fiquem contra quem @ descobriu, nem que para isso tenha que criar mentiras, ou falsas / quase verdades, e se colocar como vítima distorcendo os fatos. A imagem de quem descobriu terá que ser manchada SUTILMENTE, onde @ manipulador(a) faz elogios à outra parte e ao mesmo tempo se coloca como injustiçada, para que os outros tenham raiva o suficiente de forma a não procurar, ou sequer falar com aquele que desmascarou @ manipulador(a).



Caso tenha interesse, após ler este texto, coloque na busca do Google: “Técnicas de manipulação”, deixe um balde ao lado, pois com certeza você terá náuseas.



Sempre digo que a logística de distribuição de pessoas sem caráter é perfeita em todos os cantos do mundo, e muitas dessas pessoas não percebem como elas prejudicam vidas, pois estão ocupadas demais com seus egos soberbos, para pensar sobre isso. Todas as ações delas são justificáveis em torno de si e de sua vida.



Se você conseguiu identificar-se ou identificar um@ manipulador(a), saiba que você vai precisar de força e coragem para sair dessa situação, não é simples, mas é possível. Caso seja necessário procure ajuda médica de um especialista de apoio psicoterápico, faça isso. Seu Orí com certeza ficará grato a você, assim como a sua ancestralidade e descendência.



Talvez eu tenha feito você virar uma chave aí dentro, e você pode ter percebido que sofre esse tipo de abuso. O que você precisa fazer é analisar e posteriormente impor seus limites e se não conseguir impor esses limites, apenas se afaste. Nada vale a sua sanidade.



Se você sofreu esse tipo de abuso ao longo da vida e hoje você se perdeu, saiba que apenas tomando consciência disso já é um grande passo. Os próximos passos são partir para um processo de autoconhecimento, porque possivelmente você se perdeu de si, e não sabe mais quem você é. Se você cultua Orí, adore e cultue o seu, alimente-o, converse, reze e peça para que ele lute por você, para que todos os Orisa, possam também te apoiar.



Lembre-se que ressignificar Òrìṣà na vida é ser livre, é voar pelos desafios que SEMPRE existirão, com a certeza de que SE QUISERMOS ser melhores, não estaremos sozinhos.


Se você acredita que este texto pode fazer a diferença na vida das pessoas do seu meio: compartilhe! Se você acredita que ele pode fazer a diferença para alguém em específico: encaminhe para essa pessoa!


Um coração agradecido é sempre maior.


Ọ̀nà’ re o - (Um bom caminho para você)

Ìyá Ṣọlà Ẹgbẹ́kẹ́mi


Whatsapp p/ agenda de consultas e atendimentos (61) 98117 4614



11.281 visualizações
bottom of page