top of page

O Dia em que Ẹgbẹ̀ Ọ̀run Recolheu as Promessas



De repente o mar que estava calmo e alimentava a paz de estar vivo amanhece de ressaca, destruindo o que parecia ser firme e beirava; ao menos no imaginável, ser indestrutível.

Este foi Ẹgbẹ̀ Ọ̀run após sentir-se desonrado.

Dizem por aí que a ignorância também pode ser uma bênção, mas em alguns casos ela pode arruinar, esticar a corda e romper uma relação que foi construída com zelo e cuidado.

Quero hoje dividir um aprendizado que pode salvar a vida de um Ẹlẹ́gbẹ̀. Te convido a ler e ficar comigo até o final.

Os devotos de muitas religiões nos tempos atuais parecem reivindicar relações espirituais fluidas que não exigem compromisso, sacrifício, palavra, rotina ou forte aliança. Me parece a cada dia que as pessoas buscam relações com um sagrado sempre compreensível, sempre indulgente, tolerante e pronto para servir e jamais exigir.

Disciplina é vista como abuso de poder.

Continuidade tornou-se opressão.

Tempo … perda

Hierarquia … autoritarismo

Compromisso … aprisionamento.

A verdade é que a vida hoje é muito mais fácil do que antes, as dificuldades são menores e talvez a facilidade dos tempos atuais nos dê uma falsa impressão de controle e independência do divino, o que o torna irrelevante.

A espiritualidade também pode ser vendida como um produto, não com uma embalagem mais atrativa, mas sim como algo mais fácil, um agente que não exige e apenas dá, sem exigir nada em troca, além do seu dinheiro.

Sim a espiritualidade pode ser linda e pode prover as maiores bênçãos da sua vida, assim como livramentos que sequer imaginamos.

Ele era Ẹlẹ́gbẹ̀.Havia se iniciado e fazia seu culto com disciplina. Certo dia recebeu uma mensagem que deveria fazer uma determinada oferenda. Ouviu com atenção, concordou e disse que logo faria. No entanto, com a atribulação da rotina acabou esquecendo.


Um dia acordou estranho, com uma sensação de vazio que já não sentia há muito tempo, sentia-se frágil e de certa forma vulnerável.


Correu para uma consulta com o Babaláwo e o Odù que se manifestou foi Ọ̀fún Òtúrúpọn. Ifá disse que o Ẹgbẹ̀ daquela pessoa estava se sentindo desonrado, e que como ele não cumpria suas promessas, ele retiraria as deles. Foi revelado o negativo da morte. A mesma morte que foi retirada quando Ẹgbẹ̀ ainda não fazia parte da sua vida e rotina.

Ele chorou. Não conseguiu dormir. Pela manhã lembrou-se que não havia feito aquela oferenda de 10 meses atrás que ele havia concordado.

“Ohun tí a bá ṣèlérí ní Ọ̀run,kò yẹ kí a má mú un ṣẹ ní Ayé.Ohun tí a kò lè ṣe,kí a má ṣe ṣèlérí rẹ̀.”
“Aquilo que se promete no Céu não deve deixar de ser cumprido na Terra. Aquilo que não se pode realizar, não se deve prometer.”

A promessa foi paga.Ele se harmonizou com o seu Ẹgbẹ̀ Ọ̀run.

Este mesmo Odù nos ensina mais um ponto que muitos não têm conhecimento. Ẹgbẹ̀ Ọ̀run não gosta que façam brincadeiras com o seu nome, principalmente em público. Brincadeiras e palavras que ofendem podem tornar o grande mar azul em um horizonte de tristezas e muitos augúrios soturnos.


Por vezes as palavras podem parecer inocentes, mas é necessário cuidado, o mesmo zelo que você teria ao falar do seu melhor amigo.

Sendo assim, entenda com cada uma de suas células, que se lhe venderem a cura — iniciação ou assentamento — sem entrega, lhe ocultaram as letras miúdas deste acordo. Ẹgbẹ̀ Ọ̀run não é apenas frutas e doces, é responsabilidade, é ser e estar por inteiro. Ẹgbẹ̀ Ọ̀run é palavra que não pode romper.

Que espiritualidade é esta tão exigente?

Ela é como a verdadeira vida e suas leis ocultas dos olhos dos desatentos. Ela é como a terra. Para colher é preciso plantar. Se não há cuidado, haverá esgotamento. Onde não há nutrição, há fim.

A vida é troca. O que você tem é o que você dá. Com humildade. Com respeito. Com verdade. Ìyá Ifásọlá Ẹgbẹ́kẹ́mí

💛 Meu Coração Africano


Ile Obatala Oni Igba Iwa - Brasília DF

Instagram @meucoracaoafricano  

Contato para consultas com Eerindilogun Whatsapp: 13 99687 1985


Compartilhe o conhecimento com responsabilidade dando sempre os devidos créditos e as menções para quem escreveu.

 
 
 

Comentários


bottom of page