top of page

Èsù e Egbé Òrun - Caos e Progresso





CAOS - Em diversas tradições mitológicas, vazio primordial de caráter informe, ilimitado e indefinido, que precedeu e propiciou o nascimento de todos os seres e realidades do universo. Na Mitologia Grega: é considerado o deus primordial do universo, de acordo com a narrativa do poeta grego Hesíodo.

FONTE: Google.


Uma vez escutei que Èsù era o Òrìsà que nos ajudava a cumprir com o nosso predestino. Matutei um bom tempo sobre isso, até compreender que mar calmo não faz bom marinheiro, e que somos os marinheiros e Èsù é o mar nos ensinando a velejar.


Èsù sempre foi e sempre será o embalo que nos tira da zona de conforto, esse local que todos insistem em ficar.


Se você me lê há algum tempo, sabe que Èsù é o senhor do caos, e sabe que o caos de Èsù é benéfico para a ordem, a ORDEM DA SUA VIDA, a disciplina que te faz cumprir as lições de sua vida, o professor que aumenta a dificuldade da prova pra te fazer estudar e aprender e não para te prejudicar.

Suponhamos que eu precise aprender a nadar e isso faz parte da minha missão. Eu até sei disso, mas nadar é muito chato, então eu fico procrastinando e sempre dizendo: amanhã eu vejo isso.


Èsù vendo isso, apronta comigo:


Saí para uma festa, onde tem uma piscina gigante e até um salva-vidas. Minhas amigas me chamam para nadar e eu digo que não sei, mas fico ali meio tímida na borda molhando os pés. Então dois adolescentes descuidados brincando me empurram para dentro da piscina. Eu bebo 2 litros de água com cloro, passo uma vergonha danada, quase morro, porque nem o salva-vidas acreditava que eu não sabia nadar e ainda demorou pra me resgatar. Èsù ri, pois ele sabia que o salva-vidas ia agir e cuidou para que isso acontecesse. Eu, traumatizada, na segunda-feira estou matriculada e fazendo a minha primeira aula de natação. Claro que se eu desistir da aula de natação, possivelmente da próxima vez vou beber 4 litros de água ao invés de 2.... Se a teimosia ainda insistir, as lições vão ficando mais duras.


Claro que esse exemplo é esdrúxulo, mas você pode substituir nadar por ir estudar, ser paciente, ser resiliente, autoconfiante, generoso, grato, corajoso e por aí vai. Assim é Èsù: lições sempre no modo hardcore, pois sabe que o ser humano pede pra aliviar nas dificuldades mas só aprende na paulada.


O que quero dizer é que todo o caos gerado por Èsù tem um propósito para que cumpramos com o nosso predestino, missão ou como queira chamar. Obviamente que se você estiver desprotegido/desprovido do Àse de Èsù e em ibi (no negativo) ele não se importará de quanto tempo afundado no caos você ficará. Se a pessoa, entrar em um processo de inércia e não quiser de fato seguir adiante, ele também não se movimentará, pois QUERER com cada célula do seu corpo também faz parte.



E o caos através de Egbé Òrun, como ele é?



Vou deixar claro que estamos falando aqui de quando a pessoa tem pacto com Egbé Òrun e quando este NÃO está apaziguado.


Egbe Orun, como explico nos cursos que palestrei, nas cidades em que estive, o caos não é benéfico como o de Èsù, vou ser bem direta e depois explico com mais carinho.


Lembra do exemplo acima das piscina? Se você tiver pacto com Egbe Orun e ele NÃO estiver apaziguado, ele vai distrair o salva-vidas e sorte sua se alguém te salvar.


Egbe Orun, quando não apaziguado, não tem nenhum compromisso com o seu predestino, eles querem mais é que você volte logo para casa (Òrun). Mas se o Egbe estiver apaziguado com certeza ele não lhe deixará na mão e se tornará o melhor apoio que você pode ter em sua vida.


Tem um orin de Egbe Orun que diz assim:


“Se você gosta, você jura

Se você gosta,

Me deixará alcançar

onde está o meu destino”


Por isso que a pessoa que possui pacto com Egbe Orun, sempre deve pedir para que o seu Egbe Orun o apoie para cumprir o seu destino. Esse é um dos pedidos que sempre ensino aos meus.


Egbe Orun, não apaziguado, também gera caos na vida da pessoa, no entanto diferentemente de Èsù esse caos não leva ao progresso. Ele leva à fraqueza, a desmotivação, ao desânimo, a não criar relações duradouras, ao isolamento, ao auto-boicote e a solidão. A morte também Ifásolà? Sim, em alguns casos. Lembrando que além da morte física, existem outros tipos de morte. Por isso repito: Não flertem com Egbe Orun.



Portanto é muito comum que uma pessoa que precisa se iniciar em Egbe Orun também precise se iniciar em Èsù, há pessoas que precisam inclusive fazer as iniciações sequenciadas, justamente para que o Àse de Èsù estabeleça ordem em todo caos criado por Egbe no momento anterior.



Por último e não menos importante, vou trazer uma pequeno texto que publiquei no Facebook



Você pergunta a Èsù:


- Por que a minha vida não sai do lugar?


Ele responde:


- Quais são os erros que você insiste em cometer?

Nem todo caos é Èsù ou Ègbe, muitas vezes é o Orí se autossabotando. Muitas pessoas tem medo ou preguiça de viver e compreender o que é felicidade, pois se acostumaram a viver na tristeza. Esse é o Orí mais difícil de lidar, porque ele precisa se reconhecer, querer e estar pronto para lutar.



Se você acredita que este texto pode fazer a diferença na vida das pessoas do seu meio: compartilhe! Se você acredita que ele pode fazer a diferença para alguém em específico: encaminhe para essa pessoa!


Um coração agradecido é sempre maior.



Ọ̀nà’ re o - Um bom caminho para você

Jẹ ki awọn adura rẹ gba - Que as suas preces sejam aceitas.



Ìyá Ṣọlà Ẹgbẹ́kẹ́mi



Whatsapp p/ agenda de consultas (61) 98117 4614

6.196 visualizações
bottom of page