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Òrìsà Ìja: Aquele que remove as coisas ruins de nossa alma.



Òrìsà são como presentes de Eledumare, são como abraços do mundo espiritual para todos os pesares de viver. Cada um em sua fração, eles possuem as bênçãos de apoiar e curar o nosso Orí.


Òrìsà Ìja é cultuado em várias regiões das terras Yorùbá, mas o conhecimento que vou transmitir hoje foi passado pelo Oluwo Ifádáre Ìyówùú, Babalawo na cidade de Oyo.


Durante as prescrições de Ifá no Ilè, fui surpreendida com alguns Òrìsà que eu tinha lido aqui e acolá, mas que nunca tinha tido um contato mais aproximado, dentre eles: Òrìsà Ìja.


Diante da nascente dos séculos e da história dos Òrìsà dentro do povo Yorùbá, não somos ninguém, e precisamos sentar para aprender, sabendo exatamente qual é o nosso lugar: O de aprendizes. Sendo assim, hoje vou compartilhar um pouco do que aprendi.


Òrìsà Ìja é irmão de Ogun e de Osoosi, e é também um grande guerreiro, eles são filhos da mesma mãe (não fica claro nos versos se são biologicamente irmãos ou se fora criados juntos), onde Ogun é o mais velho, Ìja é o do meio e Osoosi o mais novo. Todos eles fazem parte da Egbe Ode, a comunidade de caçadores em que cada um dele caça com uma arma. Enquanto Ogun caça com ìban, Òsóòsí caça com ọfà e ìjà caça com idà.


No Odù Ifá Ògúndá Bede (Ogunda Ogbe) podemos encontrar um pouco sobre Òrìsà Ìja:


Ogbagbara Wọle

Oku ati yọ

Adifafun fún Ògún oníjà oole

Abu fún Ija ọmọ onídà lakọ onídà lakọ

Adifa fún Òsóòsì ti ṣe ọmọ ikanyin won lenje lenje

Eléyìí tí yóò tafa tí yóò sì pa igba eran beerebe

Ìgbà tí wọn n be láàrin osiri

Won n be nirogun ọta

Won n fi ojoojumọ kọminu ajogun

Ẹbọ ni won ní kiwọn o ṣe

Wọn sì gbẹbọ níbè won rubọ

Won gberu won teru

Kope bẹẹni kojinnaa

Ẹwà b'awa laruse ogun

Aruse ogun laabawo lẹsẹ ọba oriṣa

Nje

Ìbà ogún o

Ìbà Ìja

Ìbà mi d'owo Òsóòsì.


Tradução:


Ogbagbara Wọle

O ku ati yọ

Babalawo consultou Ifá para Ogún, o lutador da guerra árdua

Também consultou Ifá para Ìja, aquele que tem o pasto sob sua custódia

E também consultou Ifá para Òsóòsì que atirava uma flecha para matar 200 animais.


Eles estavam todos cercados por muitos inimigos, eles foram convidados a fazer sacrifícios, também a garantir que eles se associassem e nunca se desentendessem.

Eles designaram Ogun para liderá-los na luta e eles tinham um bom acordo entre si e seguiram todas as outras mensagens dos sacerdotes.

Foi assim que venceram os inimigos e prometeram estar sempre juntos com amor e honestidade.

Como eles ganharam, eles tiveram muitos seguidores e se tornaram prósperos.

Portanto, todos costumam prestar homenagem a Ogun

Homenagem a Ija e

Homenagem a Òsóòsì.


É curioso, como eterna estudante, tentar compreender como o culto de Ogun e Osoosi atravessaram o Atlântico e chegaram até o Brasil, mas não o de Orisa Ìja, sendo que como revelado em Ògúndá Bede, eles são inseparáveis e trabalham juntos.


Não é possível designar a exata origem de Òrìsà Ìja, porém no Odù Ifá Ogbe Ika podemos rastrear que assim como Ogun lutou em Ire, Òrìsà Ìja lutou em Sabẹ.


Mas quais são as bênçãos recebidas por Ìja? E é justamente este ponto que me chamou atenção.


Quando conhecemos os ensinamentos dos versos, temos acesso ao conhecimento e as respostas. Veja o que o Odù Irete Ogbe nos relata:


- Ògún é descrito como 'Òrìsà timu aye eni gún', o Òrìsà que modera a vida das pessoas;

- Ọ̀ṣun é descrita como 'Òrìsà ti sun ire bani' o Òrìsà que aproxima as bênçãos das pessoas.

- E Ìja é conhecido como 'Òrìsà ti já ibi kuro lọrun eeyan' que significa o Òrìsà que limpa os males sobre nós.


Agora fica a pergunta: O que significa limpar os males que estão sobre nós?


Òrìsà Ìja tem o àse de livrar a nossa alma e o nosso corpo de tudo aquilo que de alguma forma nos sufoca e nos prende. Aqui me refiro aos feitiços, as demandas, a inveja, o olho gordo, assim como também quando carregamos algo em nosso mais íntimo sentimento que de alguma forma nos aprisiona, ele é o Òrìsà que remove as coisas ruins de nossa alma.


O ojubo (assentamento) de Ìja vai nos lembrar o de Ogun, mas cada um tem o seu próprio ojubo e a ferramenta principal de Òrìsà ìja é a espada.


Quer aprender a saudação de Òrìsà Ìja?


Se diz: Moki Ìja!

Responde-se: Ìja n jẹ


Significa:

Eu presto homenagem a Ìja

Ìja está respondendo/abençoando.


Agradeço mais uma vez ao Oluwo Ifádáre Ìyówùú por ter respondido todas as perguntas que fiz sobre Ìja.

Iya Ifasola Efungbemi Instagram: https://www.instagram.com/meucoracaoafricano/ Olori Ile Ase Obatala Oni Igba Iwa - Brasília Contato: 13 99687 1985

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