top of page

Cultue Ogum e tenha Sucesso


Foi aí que erramos, não soubemos interpretar. Erramos ao acreditar que bastava cantar para Ogum com fé, fazer algumas imolações madrugadas a dentro em seu nome, virar noites e noites em funções e obrigações. Ficarmos tão cansados ao ponto de não nos aguentarmos em pé, imundos e com cheiro de bicho. Logo depois esfregarmos os nossos rostos na saia de mariô do orixá ao passar por nós no barracão. Não foi o bastante. Mas foi como aprendemos, foi o que nos ensinaram, foi o que executamos, e no entanto: Falhamos. O que mais Ogum pode querer?

Durante todo tempo a resposta esteve sob os nossos narizes e a ignoramos. O sucesso continua lá, a diferença é que atalhos não existem. Venerável Ogum, Orixá do trabalho, da guerra, da agricultura, da caça e da estratégia. Os iorubás nos ensinam que Ogum traz a prosperidade e que é o dono da morada do dinheiro. Eles são sábios e nós péssimos intérpretes.

Parece tão óbvio, mas tenho certeza que não fui apenas eu, que em algum momento da vida passou por dificuldades financeiras, não conseguiu pagar as contas do mês e foi lá nos pés de Ogum pedir uma forçinha, com direito a muito dendê.

Finalmente entendi de uma vez por todas que para ser digno de Orixá, não pode ter mimimi. Orixá não compreende a lamentação daqueles que tem saúde. Eles são e foram GUERREIROS e ninguém se torna guerreiro com pouco trabalho, com pouca dedicação, sem esforço, foco, e resiliência.

Quer ter sucesso, dinheiro e prosperidade? Trabalhe. Trabalhe muito, trabalhe mais que os outros, seja melhor do que você mesmo todos os dias, seja produtivo, seja estrategista como em uma guerra, tenha uma ampla visão e não perca oportunidades, esteja atento. Ogum é o Senhor do trabalho. Não adianta fazer ebó e ficar sentado esperando um e-mail com uma oportunidade de ficar rico ou de pagar suas contas atrasadas.

Todas as noites e todo esforço não foram em vão, eu tenho certeza. Ogum estava pronto para te dar axé e forças ao seu Ori, para que você fosse à luta, para te dar a intuição certa de uma escolha certeira, a questão é que você precisa estar no campo de batalha. Outro dia li uma tirinha que dizia: "CUIDADO AO TRABALHAR COM AFINCO, PODEM TE ACUSAR DE TER SORTE E DESVALORIZAR A SUA LIDA"

Os Iorubás são simples e sábios: Quer ter sucesso? Cultue Ogum. Trabalhe. Não tem erro.

Umas das saudações de Ogum diz: Ogun Ye! Mo ye! Que diz: Ogum está vivo! Eu estou vivo! A vida é uma dádiva e basta estar vivo para lutar e ir em busca dos nossos sonhos, e para buscar é preciso trabalho. Esse é conselho e a saudação do Senhor de Ire, que conquistou muitas terras, no braço e com muito suor. Com certeza não significa: "Espera aí viu meu filho, que eu vou enviar a sorte para ir te buscar."

Demorou, mas eu aprendi. Não conte com a sorte. Não adianta só ter bom caráter, ser generoso, paciente, batedor de cabeça em ibá de Orixá, rato de ebó e nem paga pau de pai de santo. Se você não trabalhar, se vc não estiver com sangue nos olhos de determinação de vencer. Ogum não te reconhecerá como um filho. A frequencia FM de Ogum, não vai te encontrar/reconhecer.

Agora, se você estiver determinado, focado, sem preguiça, na luta e ainda por cima cultuar Ogum....... Ahhhhh meu irmão, ai não tem para ninguém! Também já entendi que mesmo assim, vou perder algumas batalhas, mas elas são necessárias para que a minha última vitória seja definitiva.

"Toda manhã na África, a gazela acorda. Ela sabe que precisa correr mais rápido que o mais rápido dos leões para sobreviver. Toda manhã um leão acorda. Ele sabe que precisa correr mais rápido que a mais lenta das gazelas senão morrerá de fome. Não importa se você é um leão ou uma gazela. Quando o sol nascer, comece a correr."

Provérbio africano

Ogun Ye! Mo Ye!

Ire O

1.868 visualizações
bottom of page