top of page

Quem é Ajagunmale?


Foto:  Oduduwa Templo dos Orixás - Marcos Antonio Ferreira

FOTO: ODUDUWA TEMPLO DOS ORIXÁS - MARCO ANTONIO FERREIRA - RETIRADA DO FACEBOOK DA PÁGINA ODUDUWA. - REFERE-SE AO ASSENTAMENTO DE AJAGUNMALE.

Louvar os Orixás cantando e dançando nos conecta ao Sagrado, essa é uma das formas mais divinas e mágicas de cultuar os Orixás e as Divindades.

A fé e uma vida inteira de culto aos Orixás me ensinaram a fazer tudo para os meus deuses com entrega, seja por puro amor ou por gratidão. Então por mais cansada que o meu corpo fique, por mais rouca e/ou desafinada que eu esteja, esse momento é especial. Normalmente eu fecho os olhos, não quero olhar para ninguém, para não correr o risco de ficar com vergonha. Aquele é o MEU momento onde posso sentir cada célula do meu corpo se transformar em fé, alegria e honra. Eu canto ao Orun e a Terra responde, Ela pulsa sob os meus pés descalços como um coração batendo em um ritmo que tem cheiro de brisa da manhã, de terra molhada, de folha colhida no final da tarde, de Sol ameno e Lua cheia. Sinto descargas de energia que hora suga, hora pulsa, até que o meu corpo encontre o equilíbrio perfeito. Eu pulo, grito, me emociono e me entrego.

O Louvor quando não se está fazendo para os outros verem, de forma pura, é sim único e poderoso, arriscaria dizer que é mais eficiente do que muito ebó.

Como uma migrante do culto afro brasileiro, posso afirmar que há 30 anos atrás não se tinha ideia de quem era Ajagunmale no Brasil. Talvez ainda hoje, muitos não saibam, apenas tenham ouvido falar, mesmo ele sendo popular em Yorubaland.

Contam as lendas e o conhecimento popular na terra dos Orixás que todas as manhãs quando o Sol vem nascer para nós, Ajagunmale louva Eledumare por uma hora inteira através de elogios. Os elogios fazem o dia ficar claro, o que nos ensina a fazer o mesmo, a fazer as nossas orações pela manhã ao acordar. Ajagunmale é um epítome de elogios, que nos ensina a louvar Olodumare, e aqui mais vez precisamos ter conhecimento sobre o Isese Lagba, pois Olodumare não está apenas fora de nós, está dentro, em Eledá (Lembrando que Eledá não é Orixá de cabeça, para os Iorubás é a centelha divina do Criador que temos em nós e que está ligada intimamente ao nosso Ori).

Ajagunmale é representado por um pássaro entre os Iorubás. Para alguns deles Ele estava presente durante a criação do mundo, enquanto Obatalá criava o mundo ele cantava em louvor a Eledumare.

Ajagunmale é uma divindade funfun que é referida como Oninu funfun Oniwa funfun, ou seja, aquele que tem o seu interior, seus sentimentos e seu caráter brancos, que é rico em equilíbrio, paz, serenidade, verdade, honestidade, moral, ética e todos os princípios que regem os Orixás do branco.

Ajagunmale também é conhecido como Oluwo Ode Orun, isso significa que Ele é o Líder dos Sacerdote de Ifá em Orun. Com essa informação fica mais fácil entender o motivo do Culto a Ajagunmale não ter se estabelecido no Brasil, justamente por estar ligado ao Culto de Orunmilá, que também não era presente. Mas é importante afirmar que Ajagunmale não é pai de Orunmilá, para os Iorubás ele seria uma espécie de partidário, assim como também é conhecido como o cantor de louvor à Olodumare.

Em Lekki, Lagos, Nigéria foi restabelecido em 2013, o Festival de Ajagunmale, justamente com o propósito de mostrar o poder espiritual desenvolvido nas pessoas quando se unem para louvar um Orixá, uma Divindade ou um Ancestral e os benefícios socioeconômicos que ajudam a todos.

Durante o discurso de Atunba, Dr. Gani Adams, Coordenador Nacional do Congresso do Povo de Oodua, Presidente da Fundação Gani Adams durante o Festival de Ajagunmale em 2016, ele disse ao explicar mais sobre Ajagunmale:

"Os Yorubás em sua sabedoria, acreditam no ato de louvar a Olorun. O poder do louvor é impressionante, e é a única chave que abre todas as portas, particularmente o louvor é a porta para o coração de Eledumare. Logo, Ajagunmale, diariamente, muitas vezes usa suas canções de louvor para louvar e aplaudir o Criador, e é por isso que ele é uma das Divindades mais amorosas, pois louvando Eledumare todas as manhãs, faz com que Olorun esteja sempre feliz com ele. Temos que apreciar uma das importantes heranças ligadas à religião iorubá e à cultura e tradição iorubá, que é a razão pela qual estamos celebrando ele hoje.

A lição aqui é que não desprezemos o poder do louvor em todos os nossos esforços. O louvor é verdadeiramente a chave para todas as portas e, na maioria das vezes, é também a chave para o nosso sucesso como povo. O louvor é maravilhoso para Olodumare. Quando nos reunimos aqui para celebrar Ajagunmale, uma coisa é certa: E isto é, o mais elevado, Eledunmare está feliz conosco."

Ajagunmale, como Oluwo Lode Orun, é aquele que é responsável por corrigir o comportamento de todos os Sacerdotes de Orunmilá - os Babalawôs -, assim como todos os devotos, pois ele representa o discernimento espiritual e a forma como os Sacerdotes lidam com o poder. Ajagunmale é o fiscal espiritual, dos rituais, da abertura de oráculos ligados a Religião Iorubá e da honestidade. Ele exige o bom comportamento, afinal, ele é um funfun e também exige todos os princípios básicos de um Awo Ifá, conforme o Odù Iká - Ofun. Para conhecer clique AQUI.

Ajagunmale é portanto um intermediário entre o invisível e o mundo visível, aquele que comunica e leva até orun, para todos os Orixás e a Olodumare, as notícias se um ritual, um ebó, foi ou não bem executado, e aqui não estamos falando apenas de liturgia, estamos falando de princípios de ìwá a base da religião iorubá.

Em meus estudos encontrei a menção sobre Ajagunmale em 3 odus distintos.

1 - Odù Ogbe Ogunda

Versão em Inglês:Chief Solagbade Popoola

Tradução: Meu Coração Africano.

"Ifá diz que todos aqueles que são devotos de Orunmilá devem ser guardiões de seus irmãos / irmãs. (Outros devotos de Ifá)

Eles devem garantir seu próprio bem-estar e de seus irmãos ou irmãs onde você quer que eles estejam.

Ifá diz que agindo dessa forma fará com que Ajagunmale, o Oluwo do Céu, cuide pessoalmente do lar desses devotos.

Ifá diz que as algumas pessoas irão tirar sarro dos devotos, vão difamá-los e tentarão sujeitá-los ao ridículo.

Ifá diz que os devotos não precisam se preocupar, pois seus benefícios serão dados por Ajagunmale."

2 - Odù Obara Ika

Versão em Inglês:Chief Solagbade Popoola

Tradução: Meu Coração Africano.

"Qualquer um que esteja mentindo será destruído por suas próprias mentiras.

Qualquer um que trapaceia será pego por sua própria trapaça

Mensagem de Ifá para Ajagunmale quando foi iniciar Agun-agba-mogbe em Ifá

Ele foi aconselhado a fazer um ebó.

Ele ofereceu o ebó

A pessoa com quem que eu comi ratos junto dela

A pessoa com quem eu comi peixe junto dela

A pessoa com quem eu comi pássaros junto dela

A pessoa com quem eu comi um animal de quatro pés junto dela

A pessoa com quem dormi junto em cima de folhas

A pessoa com quem dormi junto em cima de folhagens da palmeira

A pessoa com quem cobri o corpo com roupas de Olowerewere

Se esta pessoa que esteve junto de mim me trai

Ajagunmale vai eliminar essa pessoa fatalmente."

3 - Odù Ofun Ose

Narrado por Babalawo Ifabunmi Sowunmi

"Aquele que mente será destruído pela mentira

Os que trocam a verdade pela mentira

serão levados para o orun por Ajagunmale

Ifá prefere mandar o Babalawô que mente para o Orun

e por em seu lugar um falso e ignorante do que um mentiroso."

Então voltando.

Ao conhecer melhor Ajagunmale rogo para que ele que olhe por todos nós, que ele faça a sua justiça com todos os falsos Babalawôs e Sacerdotes os punindo, sendo cedo ou tarde, mas que jamais falhe.

Rogo para que Ajagunmale tome corpo no Brasil e que todos o conheçam, como a Divindade que nos ensina o louvor e como aquele que pune os mentirosos, traidores e trapaceiros da nossa religião.

Que cada um de nós aprenda a louvar e esteja com os olhos abertos e os Oris atentos nos livrando daqueles que mancham a nossa fé e trazem a decepção e o sofrimento para os cultuadores de Orixá.

Eeeepa Ajagunmale!!!!

Ọ̀nà’ re o - (Um bom caminho para você)

IfáṢọlà Ṣówùnmí - Fernângeli Aguiar

*Toda experiência citada neste texto são pessoais e não se tratam de uma verdade absoluta perante a diversidade do culto dos Orixás seja brasileira ou africana.

Bibliografia oral e escrita e Pesquisa

->Bàbálórìsà Ifáseun Sówùnmí - Fernando Aguiar - Sacerdote do Templo dos Deuses Africanos Egbé Àiyé - Brasília DF

->Poemas de Ifá e valores de conduta social entre yoruba da Nigéria - Bàbálórìsà Sikiru Salami - Bàbá King

->Página Facebook - IFA: Òrìṣa Scientific Spirituality

->Texto de discurso emitido por OTUNBA (DR) GANI ADAMS na edição anual do AJAGUNMALE FESTIVAL HOLDING em 16 de novembro de 2016, em LEKKI - LAGOS -NIGÉRIA - ÁFRICA

7.409 visualizações
bottom of page