top of page

CONHECENDO ITAN - OBÀTÁLÁ



Sabe por que amo essa religião? Porque ela nunca deixa de alimentar a minha alma e o meu Orí. São tantos insights e aprendizados diários, que posso sentir fisicamente que criei mecanismos de defesas e ataque contra os meus inimigos internos, e todos os dias, antes de dormir, tenho orgulho que melhorei mais um pouco para mim e para os meus. E no outro dia? O mesmo. E sabe o que mais desejo? Despertar isso em outras pessoas da forma mais genuína que possa existir.


Esse despertar se faz de um amor próprio profundo, que nos leva para um estado de consciência que faz com que você não queira que a sua vida seja em vão. Osoosi tem apenas uma flecha para acertar o alvo, nós temos apenas uma vida, e não devemos ficar insistindo no mesmo erro. O mais maravilhoso disso tudo é ter o APOIO dos Òrìsà nessa jornada chamada vida, através de ensinamentos e da própria magia. Hoje vivo cada dia como se de fato fosse único, e em que cada um desses dias preciso ter orgulho de mim e da história que estou construindo com fé, caráter, honra e dignidade. Eu realmente desejo que um dia você encontre esse sentimento em sua vida. Vamos então aos ensinamentos que são nossos grandes presentes.

Para que você compreenda melhor os mitos Yorùbá é preciso atentar-se sempre às questões culturais, os Òrìsà são uma parte intrínseca da história Yorùbá, e não se pode simplesmente ignorar sua cultura e diversidade dentro deste mesmo contexto.


Antes de elevar o tom e tentar defender o seu aprendizado, é importante lembrar que cada região em Yorubaland vai sempre valorizar e dignificar mais os Òrìsà que são mais fortes localmente. Como Osun em Osogbo ou Iléṣà, Sango em Oyo, Egungun em Ibadan, Obàtálá em Ile Ife e assim por diante. É exatamente por isso que mitos variam de uma cidade para outra, e é por isso que existe mais de um mito da criação e versões de um mesmo Itan.

Isso não significa que podemos dar asas a criação e criarmos nossos próprios mitos, não foi aqui que os Òrìsà nasceram. Muitos mitos criados no Brasil são facilmente identificados, principalmente quando se percebe fatos culturais locais e costumes que não pertencem aos Yorùbá.


Muitos afirmam no Brasil que a Cabaça da Existência se chama Igbadù ou Igba Odù. Mas veja; Igba Odù é a cabaça que contém Odù, representação divina de uma das esposas de Orunmilá. Também conhecida como Ìyá mi Odùlógbòjé, para os Bàbàláwo, sem dúvida, é o mais importante assentamento no culto aos Òrìsà. Ìyá mi Odùlógbòjé é considerada a senhora, a mãe de todos os caminhos, de todos os Odù. Ela representa o útero materno, onde os caminhos do destino foram criados.


Mas vamos conhecer um mito de Obàtálá que também fala sobre a Cabaça da Existência e tem sua origem em Ile Ife e não é este o nome da Cabaça da Existência.


Quando Obàtálá partiu com a missão de estabelecer a Terra, Olodumare entregou nas mãos dele IGBA IWA, também chamada de IGBAWA. Igba Iwa é a cabaça do caráter, também chamada de Cabaça do Segredo da Existência e até mesmo de Pote do Destino.


Há diversos versos de Ifá onde também são possíveis de se encontrar a afirmação de que ÌWÀ é o segredo para uma vida plena. E no próximo texto do MCA, vamos falar sobre essa perspectiva do que seria uma vida plena e de sucesso. A nossa catapulta será a nossa missão e escolha individual para os nossos destinos. O texto está incrível. J

Então agora vamos mergulhar e refletir sobre este outro mito em que Obàtálá é o Òrìsà principal da história.

Ele, Obàtálá, que assegura a toda pessoa que a morte não é o fim de tudo. Ifá que assegura que colhemos toda a bondade de Olodumare através do caráter.

A PARTIR DAQUI TRECHO NA ÍNTEGRA DO LIVRO OBATALA THE GREATEST AND OLDEST DIVINITY.

A história de Obàtálá não está completa sem esta cabaça, este pote misterioso, isso porque este pote faz parte da história da criação.


No início da criação, Olodumare deu Igba Iwa a Obàtálá, apenas para que ele reformasse e remodelasse o mundo sempre que houvesse caos e desordem. OLODUMARÉ escolheu Obàtálá para esta tarefa baseando-se em sua natureza gentil e mansa.


A finalidade do Igba Iwa, de acordo com o mito, é a de encontrar soluções para todos os tipos de problemas das pessoas e das outras criaturas invisíveis no universo sempre que houvesse necessidade.


Obàtálá, através de Igba Iwa, foi capaz de atrair muitas pessoas que queriam soluções espirituais para seus problemas, desafios e dificuldades.


Quando Olodumare reuniu todas as divindades uma vez criadas por ele para formar o estado físico de existência, o mundo físico ainda não possuía forma ou

limites. Olodumare criou a água, e a água cobriu toda a expansão da Terra.


Olodumare então instruiu os Irunmoles, sobretudo Obàtálá, para oferecer um sacrifício com bastante areia e uma galinha de cinco dedos. Obàtálá ofereceu o sacrifício, conforme indicado por Olodumare, e o sacrifício foi aceito. O sacrifício ascendeu à morada de Olodumare. Sem muita dificuldade, a galinha de cinco dedos espalhou a areia sobre toda a extensão da área alagada da Terra. Onde quer que a galinha tenha passado para espalhar areia, logo se transformava em um local de terra separada das águas. As águas formaram grandes rios, mares e

oceanos que ficavam ao lado da areia, o que fez com que o mundo tomasse uma belíssima forma.

A galinha espiritual empurrava oceanos, os rios e as outras águas de um lado e criava uma bela terra em outra parte. Enquanto isso a água que vivia sob a superfície terrestre se tornou um mistério pelo qual as divindades operam sob o solo, da mesma forma em que operam sobre a superfície da terra, através da chuva e do ar.

AA terra separada cobriu uma grande parte do mundo a ser habitado por seres humanos criados por Obàtálá, e o sopro da vida torna-se a base de cada alma e é essa vibração que traz toda alma ao ser. O sopro de vida é o espírito em todos os seres vivos e a extensão do poder indestrutível de Olodumare que se move, se balança, e se irradia em todas as almas no universo.

----------X----------


APRENDIZADO: Por esse motivo que uma cabaça pintada com efun, como o próprio símbolo da Cabaça da Existência, Igba Ìwà, é um dos possíveis recipientes para um assentamento de Obatalá.


Você pode viver uma vida com pequenas vitórias baseadas em outros princípios, que nada mais serão do que vitórias passageiras e rasas que não farão de você uma pessoas que possui paz interna, ou você pode viver a sua vida baseada no BOM CARÁTER e garantir que a sua vida tenha valido a pena.

Se você acredita que este texto pode fazer a diferença na vida das pessoas do seu meio: compartilhe! Se você acredita que ele pode fazer a diferença para alguém em específico: encaminhe para essa pessoa! Um coração agradecido é sempre maior.

Ọ̀nà’ re o - Um bom caminho para você Jẹ ki awọn adura rẹ gba - Que as suas preces sejam aceitas.

Ìyá Ṣọlà Ẹgbẹ́kẹ́mi

Whatsapp p/ agenda de consultas (61) 98117 4614

4.598 visualizações
bottom of page