top of page

INÉDITO: Èsù Aseta - A defesa e a proteção através de Èsù.

Dizem as antigas lendas que quando o sol se põe vermelho, haverá batalhas com sangue no próximo dia. Para alguns de nós, todos os dias são de muita batalha e o mais difícil não é vencer, é manter-se vencedor.


Manter-se vencedor é um desafio pessoal, é um acordo consigo de todos os dias continuar dando o seu melhor, mesmo com todos os obstáculos. Isso é admirável e por muitos invejado. Dar o melhor de si todos os dias é fazer concessões e sacrifícios diários, que ninguém além de você vê.


No Odù Odi, há uma mensagem que nos ensina o seguinte:


Fique alerta! A prosperidade não vem sozinha, ela faz muito barulho e te coloca entre as hienas. Ela desperta o Orí de todos aqueles que querem ter o que você tem, mas que não estão dispostos a fazer o esforço que você faz. Para elas falta bravura, vanguardismo, ousadia e coragem. Enquanto você estiver no topo, eles não descansarão. Pois cada dia que você permanece firme em seus propósitos e vitorioso, você os lembrará do seu fracasso pessoal.


A inveja, a maldade e a obsessão pela vida de uma pessoa, são silenciosas e capazes sim de impedir ou retardar as nossas conquistas.


Dando continuidade aos nossos textos de Èsù, hoje falaremos de Èsù Aseta (Lê-se: Exú Assétá), aquele que não permitirá que andemos sozinhos.



Para iniciarmos esse texto sobre Èsù Aseta, você precisará compreender que quando trabalhamos com manipulação energética através de ebós de maneira geral e/ou medicina, há três tipos diferentes de manipulação:

  1. Força/Energia/Àse CURATIVO: Manipulado para solucionar problemas já existentes e restabelecer o equilíbrio.

  2. Força/Energia/Àse ATRATIVO: Manipulado para conquistar novas perspectivas, novas soluções e novas oportunidades de vida.

  3. Força/Energia/Àse PREVENTIVO: Manipulado para o resguardo, prevenção e proteção, ou seja, impedir que o/um mal retorne, ou que percamos algo que lutamos muito para conseguir devido a inveja. Assim como também nos proteger e evitar que os inimigos consigam através de manipulação da magia alterar nosso destino e até mesmo evitar que sejamos atingidos por armas de fogo. O universo do Àse é bem vasto.



Aprendemos com os mais sábios que se dispuseram a nos ensinar e com o tempo, que o número de pessoas que nos querem bem, contribui para aumentar proporcionalmente o número de pessoas que querem nos ver fracassar, e que um sacerdote genuinamente preparado deve sempre possuir recursos para preservar suas conquistas, sua integridade e honra, assim como proteger todos aqueles que confiam a nós a sua vida.





A Religião Tradicional Yorùbá é muito vasta e não cabe em rótulos ou em pequenas caixas. É impossível que uma única pessoa conheça tudo, ou pelo menos 50%. Dentre os recursos PREVENTIVOS, e um dos mais efetivos, está Èsù Aseta (Isegun Awo Ota).



Dentro da nossa linhagem há o conhecimento e o manuseio de 3 tipos de Èsù, que atuam em conjunto, garantindo à nós e aos nossos, que por maior que seja o interesse e a força de nossos inimigos, assim como o nível de maldade dos mesmos, ou as disputas que apareçam, consigamos nos proteger e neutralizar os danos, devolvendo o mal à sua origem e minimizando assim a atuação energética negativa sobre nós.


Como você vem aprendendo nos últimos textos do Meu Coração Africano sobre Èsù, toda a nossa religião, seus fundamentos e ritos são baseados numa lógica e observação da integração natureza e seres humanos. Logo, Èsù Aseta é preparado com elementos específicos e dotado de muito Àse e segredos. Esse Èsù tem como principal finalidade nos proteger do mal, criando condições para que possamos remover os obstáculos sobrepostos em nosso caminho. Sendo que esses obstáculos podem ser de origem natural ou ter sido gerado por inimigos. Èsù Aseta preserva e trabalha por nossas conquistas, para que consigamos nos manter vencedores, colher os nossos frutos e viver o reconhecimento de nossos trabalhos e consequentemente a manutenção de nossa sorte.



Ainda dentro de todos os mistérios que envolvem Èsù, há outros Èsù, como Ako Mandarikan, preparado com elementos específicos e de altíssima complexidade, que também atua dentro dos princípios de proteção bastante específicas, criando condições para que nos defendamos de situações de nosso cotidiano, e criando circunstâncias para que, muitas vezes em seu espelho, possamos prever ataques e outras situações criadas por nossos adversários ou inimigos. Esse Esu é indicado ou alimentado, normalmente para pessoas importantes, que ocupam posições influentes e que sempre estão envolvidas em situações de alta competitividade, em que os opositores não medem esforços para alcançar os seus objetivos.


Finalizando o composto dos três Èsù, como aprendemos em terras Yorùbá, que trabalham em conjunto à nossa proteção, está Èsù Adapabida, tem a finalidade de nos proteger de qualquer tipo de ataque espiritual:






Èsù Adapabida tem a função de nos proteger de Epe (Praga), Aasan (maldição), assim como Apepa, Agunpa, Asapa, Apeta e outros tipos de magias que fazem com que sejamos chamados e ameaçados pela morte prematura, assim como Asasi, ataques espirituais preparados juntamente com Abilu em Èsù, e outros mais. Ele age neutralizando a ação da magia contagiosa , devolvendo a mesma imediatamente a sua origem. Trata-se de um Èsù dotado de muito àse, é como uma importante "arma" de defesa, que inviabiliza as mais variadas formas de ataque, criando condições para que elementos externos não consigam perturbar a nossa paz, encurtar a nossa vida ou tirar o nosso bem estar.


Mesmo que a Religião Tradicional Yorùbá esteja crescendo exponencialmente no Brasil, ainda há muitos segredos, que são de fato guardados a 7 chaves dos turistas religiosos, entusiastas e daqueles que crêem que o dinheiro pode comprar tudo. Os segredos pertencem aos que sabem o que é sagrado e compreendem o seu valor.

Ao analisar, por exemplo, os Èsù(s) que aqui no Meu Coração Africanos estamos ensinando aos leitores, é possível perceber que apenas em um único Orìsà, esse Universo não é raso, e que um Yorùbá, jamais entregaria esses segredos de fato e sem estar faltando elementos para qualquer pessoa. Esses Èsù(s) são energias complementares e ao mesmo tempo podem trabalhar em conjunto também com os Èsù(s) dos textos anteriores, garantindo assim que possamos explorar todo o potencial criado pelos mesmos, em nossas vidas.


Antes que esqueçamos, não existem iniciações nos Èsù citados neste texto, tratam-se de assentamentos que poucos possuem, pelo menos os verdadeiros. Afinal ninguém entrega os segredos de todas as suas defesas a quem não se confia plenamente.


Èsù, sempre será aquele que possui os 1400 ado (adôs) carregados de poder e todos os tipos de Magia. É ele quem apoia e protege o seu iniciado repetitivamente e incansavelmente. Que Esu nos favoreça e nos apoie Eeeepa Esu


Iyalorisa Ifasola Ẹgbẹ́kẹ́mi


Facebook Iyalorisa Ifasola: https://www.facebook.com/ifasola.sowunmi.9

Instagram Ifasola: https://instagram.com/ifasola_egbekemi?r=nametag

Whatsapp p/ agenda de consultas (13) 99687 1985



**** Este texto está protegido pelas leis autorais. É proibido divulgar em qualquer meio ou mídia sem a devida citação da fonte e dos autores, com penas estabelecidas pela LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.


8.753 visualizações
bottom of page