top of page

Sem banalidade! A consagração dos búzios como oráculo - Idasa


Você sabia que há um ritual, com a duração de 3 dias para a consagração do "jogo de búzios", do Eerindilogun? Para que a pessoa tenha de fato acesso ao sagrado das mensagens?


Outro dia uma pessoa me perguntou quantos anos é preciso para se tornar sacerdotisa, visto que no Candomblé o tempo mínimo, pelo menos na minha época, eram de 7 anos. A minha resposta talvez tenha parecido politicamente correta, mas não foi. Eu disse a ele que era uma questão de bom senso e obviamente de conhecimento. Quanto de conhecimento real, litúrgico e de fundamentos se obtém em 1 ou 2 anos?

Pouco.

Iniciação não vem com conhecimento, mas sem ela o caminho sequer começa.


Só que a questão não é essa sabe... a grande questão é que todo corpo de ferramentas litúrgicas não são banais. O que quero dizer é que não é correto comprar a bandeja de Ifá/ opon Ifá e já começar a usá-la, pois ela ainda não será reconhecida por Ifá, pois existe um ritual de consagração do Opon Ifá. Assim como comprar 16 búzios na loja - owo ero - sacrificar um animal em cima, lavar com um banho qualquer, sem sequer saber despertar as folhas, não faz dele pronto para trazer as mensagens dos Orisa. Entenda que até mesmo dentro de uma iniciação em que a pessoa receberá o Eerindilogun há uma ritualística para receber os búzios. As pessoas em sua pressa no Brasil banalizam e pulam etapas essenciais que não devem ser ignoradas.


Opon Ifá tem consagração ritualística.

Opele Ifá tem consagração ritualística.

Eerindilogun tem consagração ritualística.

Atẹ Orisa (peneira dos búzios) tem consagração ritualística.

O sacerdote ou awo que conduzirá os ritos passa por um preparo para que possa conduzir qualquer uma dessas ferramentas.


Na cultura local brasileira acreditamos em "dons", mediunidade e graças. E é justamente por isso que há tantas pessoas despreparadas, porque não há atalhos. O brasileiro acredita em milagres e por isso é tão facilmente enganado.


Hoje vou falar sobre a consagração do Eerindilogun, ou Orisa wiwẹ. O ritual leva o mesmo tempo que uma iniciação de três dias. Passa por várias etapas em que os búzios são consagrados, os olhos, as mãos, a boca (voz) e o Orí da pessoa são abençoados com alguns propósitos:


_ Os owo ero (búzios) se tornarão sagrados e comprometidos em trazer sempre a verdade. - Para que as mãos possam conduzir e serem abençoadas para trazer as mensagens.


- Os olhos do sacerdote também passam pelo ritual de uma forma que abençoe a visão incluindo a visão espiritual.


- A boca/voz que vai passar as mensagens também deve ser sacralizada e abençoada.


- A pessoa como um todo será reconhecida para poder receber as mensagens verdadeiras e não odù aleatórios.


- Um Orisa será responsável em conduzir as mensagens para aquela pessoa.


Até hoje, pelo menos com todos que conheci na Religião Tradicional Yorùbá, Esu será sempre essencial, mas não há um Esu específico para "o jogo" até aqui me parece algo que pertença as crenças no Brasil, e nesta página falamos sobre o Esin Orisa Ibile.


A Religião Tradicional Yorùbá tem uma péssima fama de que nela tudo é mais simples e mais acessível, e isso não é verdade. Orisa wiwẹ que pode ter outros nomes, dependendo da região, é essencial para qualquer um que vá consultar os nossos Orisa para outras pessoas através do Orisa Dida, pois só assim os búzios/ Idasa estarão comprometidos em trazer a verdade.


Quem pode fazer esse ritual?


R: Um iniciado em Orisa, que esteja conduzindo a sua vida em prol do sacerdócio.


Portanto jamais acreditem que o Isese Lagba é algo sem regras e fácil. Para conduzir rituais é necessário conhecimento, dedicação aos estudos, vivência e rituais. Se não cuidarmos daquilo que pra nós é sagrado, em pouco tempo a vaidade irá destruir de vez a nossa fé. Parem de dar títulos e palco para quem não tem comprometimento com a dedicação e com o tempo de estrada. Iya Ifasola Efungbemi Olori Ile Ase Obatala Oni Igba Iwa - Brasília. Contato para agenda e informações: 13 99687 1985

2.106 visualizações

Commentaires


bottom of page