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Um texto para você que é iniciado em Ifá




Quando você se iniciou em Ifá, tenho certeza que você fez isso para buscar  suas respostas, mas o fez principalmente pela esperança de dias melhores. 


Sei que você recebeu um Odù no seu Itefá e que até hoje tem dúvidas e curiosidades sobre ele, e gostaria de aprender mais. 


Queria primeiro te contar uma coisa, Odù Ifá não é como a astrologia, ele não forma arquétipos. Odù Ifá também não faz previsão de um futuro inflexível como muitos acreditam.


Sempre digo aos meus filhos, clientes e alunos: Ao estudar sobre a espiritualidade yorùbá você precisa esvaziar sua cabeça, sem tentar criar conexões com outras expressões espiritualistas. Se você não fizer isso, você não vai entender e vai se perder, e pior, se sentirá frustrado.


Todos os Odù possuem caminhos e potências positivas e negativas, e são essas forças que você precisa conhecer para que junto ao seu Ifá e os Òrìsà você consiga orquestrar a sua própria vida. Qual é a força do seu destino? 


Qual é o ponto frágil?

Você sabe? Você conseguiu assimilar essas informações através das orientações que recebeu juntamente aos seu eewo?

Este é o caminho.


É através desse conhecimento sobre os nossos odù, dos ventos desse destino individual, que o Ifá em TODOS os Odù possui medicinas chamadas Akose, que estão diretamente conectadas a essas forças e fragilidades. Os Akose são ferramentas do Ifá extras, que nos ajudam a potencializar as forças e tendências positivas daquele destino e a neutralizar e/ou minimizar as fraquezas e dificuldades que já nascemos com elas. 


Há alguns anos conheci uma mulher do Odù Irosun Ogbe. Ela me disse que o iniciador a instruiu a comprar um sekere comum e usá-lo sempre que fosse cultuar Òrìsà. Eu achei estranho aquilo, pois eu tinha certeza que não podia ser "só" aquilo e outra coisa: Pra quê mesmo? 


Eu nunca paro de estudar e há mais de 2 anos aprendi que este odù possui sim um akose com sekere. Mas não é qualquer sekere, e não é para qualquer Òrìsà que se toca, e também não é apenas comprar na loja. 


Irosun Ogbe fala de um pré-destino ligado ao bom comércio, as boas vendas e consequentemente uma boa vida financeira. Para potencializar, abrir caminhos para essa prosperidade chegar, aos nascidos neste Odù, Ifá aconselha um akose, com búzios específicos fixados nele, uma medicina que é colocada no interior do Sekere e que deve ser sempre tocado para 2 Òrìsà em especial, que é para toda essa sorte e bênçãos encontrar a pessoa deste Odù. Isso significa que este akose é um POTENCIALIZADOR do destino da pessoa.  Sempre que a pessoa toca o instrumento a sorte escuta e vai em sua direção.


No Odù Ogbe Ose Ifá diz que ao longo da vida daquela pessoa, a sua casa poderá receber visitas de energias negativas que podem interferir no destino da pessoa e para trabalhar contra essa negatividade, Ifá orienta a pessoa a ter Akose em um abebe (leque de mão). O abebe receberá um encantamento e magia feita pelo sacerdote que servirá como um instrumento que tem o poder de "abanar"/espantar essas forças contrárias da casa da pessoa.  Neste caso o akose é um NEUTRALIZADOR e da mesma forma será um instrumento espiritual para que ela tenha vitórias em seu destino.


Um outro exemplo é no Odù Irete Okanran. Aqui algumas dificuldades específicas rondam esta pessoa e Ifá orienta a fazer uma oferenda com ewure ao Ifá dela. Com o couro da ewure será feito um tipo de tambor muito especial. A pessoa levará esse tambor para a sua casa e deverá tocá-lo constantemente para que a felicidade, que é provida através do som desse tambor, faça parte da vida dela.


Cada Odù possui seu próprio Akose, nem todos são instrumentos como os exemplos que dei acima. 


Trago mais uma vez informações para você iniciado em Ifá, sair do escuro. Não tenho aqui nenhuma intenção em vender Akose, antes que aquelas pessoas que gostam de andar nas sombras me acusem.  


O grande ponto aqui é que nos últimos anos o Brasil saiu de alguns poucos Babalawos, para centenas deles. Quais são de fato capacitados e experientes? Quantos são mercenários fantasiados com um falso discurso sobre caráter? Então por favor, antes de sair correndo para tentar adquirir o akose do seu Odù Ifá, tenha CERTEZA ABSOLUTA, que você não vai receber um placebo. 


Para finalizar vou trazer uma informação que eu sei que vão perguntar:


Ìyá, os akose só podem ser usados por pessoas que foram iniciadas e receberam os seus Odù?


O meu Oluwo Ajayi Ifadare, fonte de parte do conhecimento que trago aqui neste texto, diz que os akose também podem ser prescritos a partir de uma consulta ao Ifá, no entanto os akose dos nossos Odù funcionam mais rapidamente e com mais eficácia devido a conexão entre o nosso Orí e aquele Odù-Ifá.


Isso significa que ir alí "no lojinha" e comprar um akose que não foi recomendado para você através de consulta ou iniciação, vai ter uma eficácia baixa ou até mesmo nula.


Só é enganado hoje em dia quem gosta de viver na ignorância e que tem preguiça de estudar e pensar.


Como diz meu amigo e Babalawo Zarcel, "a informação está aí, as pessoas gostam mesmo é de permanecer no conforto de sua ignorância, com conteúdos rasos e que não acrescentam em nada na jornada espiritual delas. Não foi com essas palavras que ele disse, mas foi isso que ele quis dizer. (risos)


Se você foi buscar a Religião Tradicional Yoruba como a ponte que te leva até o sagrado, estude, busque boas fontes, que é para você aproveitar ao máximo esse caminho.


Ona're O

Um bom caminho para você.

Iya Ifasola Egbekemi 

Ile Obatala Oni Igba Iwa - Brasília DF


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@meucoracaoafricano

@ajayi_ifadare


Compartilhe o conhecimento com responsabilidade dando sempre os devidos créditos e as menções para quem escreveu.

Contato para consultas com Eerindilogun: 13 99687 1985



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