top of page

Rituais - Ìyá mi Ajẹ - Pacto X Iniciação





Àgò, Mo júbà Enyin Ìyá mi Ajẹ Licença em Orun e Aye para falar sobre as Mães Antigas, as que se vestem de branco, vermelho ou preto e aquelas que chamamos de Aparo. Todo o meu respeito aquelas que fazem do céu a Sua estrada, Aquelas que voam pela madrugada sem que ninguém as veja.


Penso que as Mães Antigas possuem dois propósitos na Terra, o primeiro deles é ABENÇOAR com proteção, abundância de graças e, resistências física, emocional e espiritual. O segundo e o mais severo propósito é PUNIR aqueles que desequilibram essa grande teia da vida.


Ìyámi não è Òrìsà, o trabalho designado por Eledunmare para Elas é diferente da função dos Òrìsà. Òrìsà nos apoia para que possamos cumprir com os nossos desafios em àyé. Òrìsà Èsù, por exemplo, pode até ser chamado por Atele Eleda, aquele que auxilia o ser humano a cumprir com o seu destino.    


Òrìsà fica bravo com a gente sim, quando insistimos em cair no mesmo buraco e persistimos nos mesmos erros de sempre. Quando somos negligentes com o culto e até com nós mesmos. Nos olham com os olhos cerrados no momento em que o nosso caráter torna-se duvidoso. Mas um INICIADO consegue o perdão de Òrìsà. Uma vez filho (iniciado), sempre filho. Basta corrigir seus erros, cumprir com as suas responsabilidades, que tudo voltará a ser como antes, mas é necessário corrigir. 


As Mães Antigas não possuem iniciação e sim imule (pacto), pois como elas são aquelas que EQUILIBRAM a Terra e punem severamente todos aqueles que de alguma forma quebram um fio de sua grande teia, elas não dão regalias a ninguém, afinal, elas não são Òrìsà. 


Ter os bons olhos das Mães sobre si não é ter poderes sobrenaturais, é ter uma vida longe de infortúnios e com bênçãos. Já não ter esses bons olhos sobre si, é ter uma alma ancestral marcada por seus próprios erros e o da sua ancestralidade. É ter o espírito dos pássaros em seu encalço, onde você é caça.


Vou explicar melhor: No Eerindilogun, por exemplo, existe uma combinação de Òdu que é a seguinte: Osa + Ogbe. Sempre que essa combinação aparece no ate Òrìsà temos ali um alerta, uma marca na alma da pessoa que nos diz: Sua ancestralidade e até mesmo você, desequilibrou o meio, e agora você precisa ficar alerta com os ajoguns que estão em sua família.


Temos alí uma história familiar que pode ser embalada por homicídios, suicídios, doenças sem cura, acidentes, miséria e todos os tipos de tragédia que você possa imaginar.


Para esta pessoa, com essa combinação entre esses odù, muitas vezes (quase sempre) é preciso apaziguar as Mães Antigas e hoje vou apresentar ALGUNS dos rituais que podem ser feitos. 1. Ipese Awon Agba - Sacrifício dedicado à elas para que sejam apaziguadas ou para alguma bênção específica.  O mais usado e com muita eficiência, se feito da maneira correta.

2. Ebe Awon Agba  - Rito/medicina para implorar perdão para as Ajẹ. 3. Eyonu Awon Agba -  Rito/medicina para que elas nos concedam favores.

4. Akese - Pó/medicina que auxilia para que as Grandes Mães aceitem um Ipese. 5. Imule - Pacto entre pessoas e Iyami, que marcam espiritualmente a pessoa para que elas não sejam atacadas pelas Mães Antigas,  e sim que sejam abençoadas e protegidas. Muitas vezes concede resistência espiritual. Existem níveis diferentes e incontáveis imule. Os mais avançados podem demorar até três dias e aumentam a intuição e a premonição. ***Os nomes dos rituais/medicinas podem variar de uma região para outra, mas a existência deles não.


Imule é um pacto, um acordo, que pode ser quebrado e INVALIDADO. Ao fazer o pacto você concede algo e em contrapartida você recebe as bênçãos das Ajẹ. Agora, adivinha quem sempre quebra o acordo? No passado o ser humano quebrou a promessa, quebrou o equilíbrio e agora precisa do favor de Iyami para evitar negatividades. Então, quando as pessoas quebram a sua parte do pacto, elas perdem as bênçãos, recebem ajoguns de presente e as mães passam a não ter mais bons olhos para aquelas pessoas. Às vezes a dívida se torna grande. É importante lembrar que a pessoa também passa a ter um pacto de lealdade e verdade com aquela sacerdotisa/sacerdote que fez o Imule. Inclusive, a vida me ensinou que a gente só faz Imule para as pessoas depois que elas já conquistaram a nossa confiança e isso demora muito tempo. Por isso desconfiem quando houver vendas aleatórias de Imule. 


Voltando ao foco.


Sabendo um pouco mais dos rituais que envolvem as Mães Antigas, assim como o caráter delas, sempre desconfiado com os seres humanos, e que elas não são Òrìsà para perdoar "facilmente", não há como haver um ritual Iniciático em Iyami. Uma vez iniciado para Òrìsà sempre iniciado. Uma vez pactuado, seu pacto depende de quanto tempo você manterá a sua parte do acordo. 


Com este texto tenho dois propósitos; compartilhar o mínimo de conhecimento, sem quebrar o segredo, para que os adeptos da Religião Tradicional não sejam enganados por charlatães, farsantes e para que as pessoas não sejam traídas pela sua própria vaidade, em busca de um poder que não se vende em reais e nem em dólares.


Compartilhe com o maior número de pessoas do seu ciclo e vamos promover o conhecimento para que o mínimo de pessoas não sejam enganadas. Sugestão de texto sobre Ìyámi: https://www.meucoracaoafricano.com/post/2019/12/03/a-origem-do-sofrimento-na-terra-iyami-eleye.


Iya Ifasola Efungbemi

Olori Ile Ase Obatala Oni Igba Iwa - Brasília

Contato para consultas: 13 99687 1985

1.485 visualizações
bottom of page